O que é o Sistema FertilityCareTM?
É um sistema educativo e uniformizado de saúde ginecológica e procriativa, que se baseia na auto-observação e registo do muco cervical segundo um Sistema de Registo de Descargas Vaginais (SDVR), que permite a identificação de vários biomarcadores.
Pode ser usado para planear ou espaçar gravidezes, através da selecção dos dias férteis ou inférteis de acordo com a intenção do casal.
Contudo, mais do que um método de planeamento familiar, constitui um sistema de monitorização de saúde. Biomarcadores como a duração do ciclo menstrual, duração da fase pós-pico, spotting pré-menstrual, ciclos secos ou de descarga contínua, dores menstruais intensas, irregularidades menstruais ou hemorragias abundantes podem orientar de forma mais precisa o diagnóstico médico, promovendo a prevenção e uma intervenção mais dirigida.
Como surgiu?
As primeiras investigações surgiram em meados de 1970 e foram conduzidas pelo médico ginecologista e obstetra Dr. Thomas Hilgers na Universidade de Creighton (Omaha, Nebraska) e, por isso, a designação CREIGHTON Model FertilityCare System.
Para quem?
O sistema pode ser usado por qualquer mulher em idade fértil, independentemente das características do seu ciclo menstrual ou da sua fase reprodutiva:
- Ciclos regulares;
- Ciclos irregulares;
- Ausência de menstruação;
- Amamentação;
- Pós-pílula;
- Pré-menopausa;
- Infertilidade/sub-fertilidade;
- Abortos espontâneos de repetição.
Vantagens
- Padronizado e objectivo;
- Fácil de aprender;
- Personalizado;
- Monitoriza e mantém a saúde da mulher;
- Versátil;
- Preciso;
- Moralmente aceitável;
- Profissional;
- Sem efeitos adversos;
- Económico.