Baseado na auto-observação e registo do muco cervical segundo um Sistema de Registo de Descargas Vaginais (SDVR), que permite a identificação de vários biomarcadores.
Pode ser usado para planear ou espaçar gravidezes, através da selecção dos dias férteis ou inférteis de acordo com a intenção do casal.
Contudo, mais do que um método de planeamento familiar, constitui um sistema de monitorização de saúde. Biomarcadores como a duração do ciclo menstrual, duração da fase pós-pico, spotting pré-menstrual, ciclos secos ou de descarga contínua, dores menstruais intensas, irregularidades menstruais ou hemorragias abundantes podem orientar de forma mais precisa o diagnóstico médico, promovendo a prevenção e uma intervenção mais dirigida.
As primeiras investigações surgiram em meados de 1970 e foram conduzidas pelo médico ginecologista e obstetra Dr. Thomas Hilgers na Universidade de Creighton (Omaha, Nebraska) e, por isso, a designação CREIGHTON Model FertilityCare System.
O primeiro passo para entrar no Sistema FertilityCare é assistir a uma Sessão de Introdução. Tem como objetivo uma apresentação geral do Sistema, para que a mulher ou casal possam esclarecer dúvidas, refletir sobre a abordagem proposta e tomar a decisão de aderir ao programa.
No final desta Sessão, se decidir começar, deve marcar consulta de Primeira Vez com uma das Practitioners disponíveis.
Deve encomendar os materiais de utilizador que poderá receber em mão ou por correio. Incluem o manual de utilizador, 2 gráficos, autocolantes e alguns formulários.
Tem uma enorme paixão pela saúde reprodutiva e pelo ciclo da mulher? Procura uma abordagem diferente? É Enfermeiro ou Médico? Gostaria de fazer parte da nossa equipa FertilityCare ou de colaborar como parceiro? Não hesite em contactar-nos!