FAQ

Perguntas comuns:

Mulheres com ciclos regulares, irregulares, curtos, longos, mulheres solteiras ou casadas e até celibatárias. As únicas condições são estar na idade fértil e saber reconhecer os sinais do corpo, para o qual será necessário uma aprendizagem com um instrutor oficial. Sim, os métodos são mesmo aplicáveis a TODAS AS MULHERES E CASAIS.

Qualquer método de auto-observação requer formação com uma instrutora oficial, após a qual o casal ou a mulher solteira ficam independentes na monitorização do seu ciclo, através de observações e registo dos vários indicadores do seu ciclo menstrual.

No caso do FertilityCare, aconselha-se uma frequência mínima de 8 consultas, calendarizadas ao longo de um ano, e depois uma consulta de seguimento de 6/6 meses ou anual.

O Sistema FertilityCare é científico e fiável, com diversos estudos que comprovam uma eficácia de 96,8% para espaçar uma gravidez, através da identificação precisa dos dias férteis e inférteis.

O mito da falibilidade dos métodos de Planeamento Familiar Natural está relacionado com dois factores:

  • Em alguns estudos, as gravidezes foram contadas como “falha” do método, sem se averiguar se o casal usou um dia fértil por decisão.
  • São incluídos como métodos naturais determinados “procedimentos” ou métodos estatísticos que há muito foram desacreditados pela ciência e que continuam a ser mencionados na área da saúde, como é o caso do coito interrompido ou do Ogino-Knauss (calendário) ou do método das temperaturas, que não são métodos de planeamento familiar.

A entrada na NaProTechnology acontece através do Sistema FertilityCare, ou seja, primeiro o casal deve aprender a registar o seu ciclo menstrual. Após o registo de 2-3 ciclos, o Instrutor FertilityCare referencia o casal a um Médico com formação em NaProTechnology.

O plano de tratamento pressupõe três fases:

1) identificar a causa da infertilidade (2-5 meses);

2) corrigir o problema (1-6 meses);

3) contar “bons ciclos” (1-18 meses).

Os casais que, mesmo assim não consigam engravidar, têm testemunhado que saem do programa mais saudáveis e mais unidos.

Para fazer o gráfico, é preciso parar qualquer contraceptivo hormonal, cujo principal mecanismo é tentar suprimir a ovulação. Um dos objectivos do FertilityCare é a saúde integral da mulher e acreditamos que a ovulação é sinal de saúde, necessária para o equilíbrio de todo o organismo.

Uma das nossas principais mensagens é que não é normal sofrer-se com o ciclo. Dores menstruais fortes podem ser um sintoma de alguma doença ainda não diagnosticada. Através da abordagem da Medicina Restaurativa, os nossos médicos procuram a causa do sintoma, através de um diagnóstico exaustivo, para encontrar a melhor solução para corrigir o problema na raiz e melhorar a sua saúde e a sua qualidade de vida.

O objectivo dos nossos médicos é procurar a causa da infertilidade ou do risco de aborto espontâneo e corrigir, para que uma gravidez natural possa ocorrer. Temos vários sucessos de nascimentos em casais que já tinham realizado FIV sem êxito.

O FertilityCare é para todas as mulheres em idade fértil e as únicas condições são ter papel higiénico e motivação para fazer o programa. De resto, qualquer que seja o seu ciclo ou até em ausência de menstruação, pode fazer o Sistema. Se está sem menstruação, diríamos que precisa de começar urgentemente para vermos o que se passa!