Dificuldade em engravidar

Infertilidade significa ter dificuldade em engravidar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, implica um ano de relações sexuais frequentes sem contraceção sem atingir uma gravidez. É importante distinguir do conceito de esterilidade, que é a incapacidade de engravidar naturalmente.

Para o FertilityCare, a infertilidade não é uma doença em si, mas consequência de distúrbios da saúde do casal que impossibilitam a conceção natural ou gravidez de termo. Para ajudar os casais nesta situação, recorremos à abordagem da Medicina Reprodutiva Restaurativa, cujo objetivo é diagnosticar e tratar as causas.

O diagnóstico é realizado através de meios complementares convencionais (análises, ecografias, exsudado vaginal, etc.), mas guiado pelo gráfico FertilityCare, um registo do ciclo menstrual que permite a identificação de diversos biomarcadores. Muito mais do que um calendário menstrual, é uma monitorização da saúde geral (metabolismo hormonal, marcadores de endometriose, de inflamação, de infeção, entre outros), que possibilita a personalização do processo diagnóstico e terapêutico. Este gráfico é preenchido pelo casal e aprendido em consultas de Enfermagem, a par com o acompanhamento médico.

O tratamento foca-se na ovulação e na melhoria da saúde de ambos os membros do casal. Queremos promover estilos de vida saudáveis e repor os níveis hormonais e vitamínicos, entre outros. De facto, a ovulação e a qualidade do sémen podem ser um indicador do nosso estado de saúde geral. No FertilityCare, a nossa expectativa é que o casal consiga engravidar naturalmente após se restaurar o funcionamento normal do organismo. Mas não podemos prometer uma gravidez, apenas que tudo faremos para melhorar a vossa saúde.

A nossa equipa médica é formada em Tecnologia Produtiva Natural (NaProTECHNOLOGY), e em endocrinologia da reprodução pelo RHRI, com constantes atualizações e participação regular em congressos e reuniões médicas internacionais.

Como funciona o acompanhamento?

O casal é acompanhado em consultas de Enfermagem para aprender a monitorizar o ciclo e preencher o gráfico FertilityCare. Com a Enfermeira, tem 8 consultas ao longo de 1 ano (se engravidar, retomamos consultas 1,5 mês após o parto). As consultas de Enfermagem variam de 35-50€.

Em paralelo, o casal é acompanhado pela médica para diagnóstico e tratamento. Não conseguimos prever o número de consultas médicas, apenas que o mínimo são 2. As consultas médicas variam de 70-90€.

Aconselhamos a ter seguro de saúde, uma vez que pedimos vários exames e análises, que podem ser muito dispendiosos sem seguro.

Como começar?

Se têm dúvidas e querem conversar primeiro, podem marcar uma consulta de triagem grátis aqui.

Se querem avançar, devem inscrever-se aqui e assistir a uma sessão gravada sobre os princípios do Sistema FertilityCare e os primeiros passos para iniciar o registo.